
Sebastião Ribeiro Salgado Jr. (1944-2025) foi um dos maiores fotógrafos do mundo. Nascido em Aimorés, MG, e economista de formação, Sebastião se destacou por sua marcante fotografia em preto e branco, de forte teor social. Ao lado de sua esposa e curadora, a arquiteta, ambientalista e produtora Lélia Wanick Salgado, Sebastião desenvolveu projetos fotográficos em mais de 100 países, criando coleções como “Gênesis”, “Amazônia”, “Trabalhadores”, entre muitas outras.
Além de contribuir com diversas organizações humanitárias, Sebastião e Lélia fundaram em 1998 o Instituto Terra, organização não governamental dedicada à recuperação da Mata Atlântica e de nascentes da Fazenda Bulcão, que formam um dos afluentes do Rio Doce, em Minas Gerais.
Se todos esses feitos não bastassem para que merecesse todas as reverências, Sebastião ainda seria credor desta homenagem por ter sido amigo e apoiador do IBDS. Suas contribuições podem ser ilustradas na cessão da fotografia estampada na capa dos anais do VI Fórum (2014); no autógrafo de exemplares de “Amazônia”, presenteados aos homenageados do VIII Fórum (2021); e na cessão de fotografias da coleção “Amazônia” para as artes gráficas do IX Fórum (2023). O IBDS aproveita a ocasião para honrar a memória desse querido amigo, em reconhecimento de sua importância para toda a arte brasileira.